Time Enactus Ufes Vitória organiza campanha para ajudar famílias de Vitória

A gente não quer só comida! Esse é o nome da campanha que o Time Enactus Ufes Vitória (rede de empreendedorismo de estudantes de graduação) está organizando com o objetivo de arrecadar R$ 5,5 mil reais. As doações, cujo valor mínimo é de R$ 25 reais, serão recebidas em uma vaquinha virtual que estará aberta a partir desta terça-feira, 5, até o dia 10 de maio. Todo o valor arrecadado será revertido em kits com materiais de higiene pessoal e limpeza para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, potencializada em função do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.

Para participar, basta que o interessado acesse o link bit.ly/Anqscomida e doe por cartão de débito, boleto bancário ou por meio do aplicativo PicPay.

O objetivo da campanha, com duração total de 120 horas, é montar 175 kits. Cada cesta tem valor unitário de R$ 26 reais e contém shampoo, álcool gel 70%, sabonetes, pasta de dente, água sanitária e sabão em barra. Além disso, mais de 250 máscaras laváveis serão distribuídas para as famílias e as crianças receberão apostilas recreativas para ajudar na distração durante o isolamento. As doações serão direcionadas para as comunidades de Jesus de Nazareth e São Pedro, ambas em Vitória.

Higiene e limpeza

“Nas áreas onde atuamos, tem chegado muito alimento e pouco produto de limpeza e as pessoas estão precisando também de detergente, sabonete, shampoo. Conseguimos máscaras por meio de doação e vamos repassá-las às famílias, juntamente com materiais escolares para as crianças. Também já estamos em contato com fornecedores de álcool gel para adquirir o produto diretamente dos fabricantes”, explica o diretor geral do Time Enactus, Lesley Sabaini, estudante de Comunicação Social – Cinema e Audiovisual.

A distribuição das doações na comunidade de São Pedro será feita em conjunto com a equipe do projeto de extensão Fordan: Cultura no Enfrentamento às Violências, que também atua na região. Já em Jesus de Nazareth, o Time terá o auxílio do professor Igor Wanzeller, que dá aulas de jiu jitsu para as crianças da comunidade, e do líder comunitário Fernando Martins, parceiro no projeto Tour no Morro, que ajuda pessoas em questões ligadas ao turismo e ao empreendedorismo. As atividades do projeto foram paralisadas em função do isolamento social.

Time Enactus

Fundado em março de 2019, o Time Enactus Ufes Vitória é um dos mais de 120 times existentes no Brasil e faz parte da Enactus, rede internacional que dedica-se a inspirar estudantes a melhorar o mundo por meio do Empreendedorismo Social. É composto, atualmente, por 29 alunos de graduação de diversos cursos da Universidade, que atuam com a missão de potencializar indivíduos em vulnerabilidade social, promovendo visão empreendedora e autonomia para melhorar as condições de vida das comunidades do Espírito Santo.

O Time Enactus Ufes Vitória venceu, em julho de 2019, a Liga Rookie no Evento Nacional Enactus Brasil (Eneb), em São Paulo. Em outubro do mesmo ano, foi um dos vencedores do desafio nacional Enactus Challenge: desperte o potencial jovem, lançado pela junção entre a Enactus do Brasil e o Ideias de Futuro. Saiba mais.

Informações sobre as doações podem ser obtidas pelo e-mail enactus.ufesvitoria [at] gmail.com.

Texto: Adriana Damasceno

Publicado em 4 de Maio de 2020.