Ufes abre cadastro para inclusão digital emergencial de estudantes

Ilustração de uma rede, com várias conexões. No centro, há um dedo fazendo clique em uma tela e ao redor há um computador, uma engrenagem, uma nuvem e um balão

A Ufes, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), lançou dois editais para o cadastro de estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu que possuam renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita e que não disponham de acesso a equipamento de informática (notebook ou desktop) e/ou serviço de internet. Em paralelo, também foi lançado um edital para cadastrar alunos com deficiência que necessitem de recursos de acessibilidade digital.

Veja os documentos:

PDF icon Chamada de cadastro de inclusão digital para a Graduação

PDF icon Chamada de cadastro de inclusão digital para a Pós-Graduação

PDF icon Chamada de cadastro - auxílio acessibilidade digital emergencial

Os editais da Chamada de Cadastro foram publicados nesta quarta-feira, 5, no site da Proaeci, onde estão disponíveis os links para os formulários de inscrição. Os interessados em obter algum dos auxílios devem se inscrever até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de agosto de 2020.

O objetivo é identificar a demanda existente a fim de oferecer auxílios específicos aos estudantes que não possuem equipamento de informática (notebook ou desktop) e/ou serviço de internet e, no caso dos que possuem deficiência, recursos de acessibilidade digital, dando condições para que possam desenvolver as atividades acadêmicas a serem realizadas no âmbito do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), caso seja aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Clique aqui para saber mais.

“As Chamadas de Cadastro refletem um esforço institucional da Universidade para a inclusão social, a permanência e o desempenho acadêmico dos estudantes. Os auxílios Inclusão Digital e Acessibilidade se inserem nas políticas de inclusão da Universidade, oportunizando a inclusão digital dos estudantes para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e curriculares”, destaca o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde.

Computador e internet

O Auxílio Inclusão Digital Emergencial será destinado aos alunos regularmente matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu presencial da Ufes, com renda familar mensal per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que estejam regularmente matriculados no semestre especial 2020/1 e não possuam equipamento de informática e/ou acesso a serviço de internet.

É previsto que o benefício seja oferecido em duas modalidades: Auxílio Internet e Auxílio Equipamento, sendo que este último também poderá ser concedido por meio de doação ou de empréstimo de computador (notebook ou desktop) aos estudantes cadastrados. Ao preencher o formulário de inscrição, é possível manifestar seu interesse por uma ou pelas duas modalidades de auxílios. Um mesmo aluno poderá ser contemplado com os dois auxílios.

Acessibilidade

Já o Auxílio Acessibilidade deve ser destinado aos estudantes com deficiência de cursos presenciais de graduação ou de pós-graduação stricto sensu, atendidos pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), que possuam renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita e que não possuam dispositivo(s) ou equipamento(s) de acessibilidade digital.

O objetivo é oferecer um auxílio financeiro para que os alunos possam adquirir dispositivos ou equipamentos de acessibilidade digital, como teclado adaptado em braile, teclado com colmeia acrílica, teclado ampliado, teclado de contraste para baixa visão, acionador de mouse por pressão (cor verde ou vermelha), lupas (eletrônica, manual, de página inteira, de bolso) etc.

Outras informações sobre declaração e comprovação de renda, critérios de classificação, prestação de contas e responsabilidades também estão especificadas nos editais. O resultado final será divulgado no dia 19 de agosto, no site www.proaeci.ufes.br.

Texto: Thereza Marinho, com a colaboração de Vinícius Fontana

Publicado em 5 de Agosto de 2020.