Ufes abre chamada de voluntários para pesquisa com casais no contexto da pandemia

A pesquisa Ajudando casais a se vincularem durante a pandemia de COVID-19, desenvolvida por professores do Departamento de Psicologia da Ufes, está com chamada aberta para voluntários. Os pré-requisitos são ter mais de dezoito anos, morar em um dos municípios da Grande Vitória e conviver na mesma casa que o parceiro ou parceira, não importando o estado civil. Os interessados podem se inscrever acessando o formulário on-line até o dia 31 de maio. Os selecionados participarão de dois encontros virtuais na primeira semana de junho.

“Estar confinado nesse momento da pandemia representa uma série de desafios para todos os indivíduos, especialmente para os casais que passam o dia inteiro juntos, muitas vezes tendo que conciliar tarefas de casa com as de trabalho, além do cuidado com os filhos. Então esse período traz dificuldades. Essa intervenção visa melhorar o relacionamento e o vínculo do casal”, afirma a professora Fabiana Ramos, que coordena o projeto.

Segundo a psicóloga, o modelo proposto nessa abordagem da psicoterapia analítica funcional, sua área de estudo no pós-doutorado, é o chamado “consciência, coragem e amor”. “Num relacionamento, preciso estar atenta ao que eu estou sentindo e ao que meu parceiro ou parceira está sentindo. E se tenho essa consciência, preciso ter coragem de expor para o outro o que sinto. O amor é a forma como eu acolho o que o meu parceiro também me diz dos seus sentimentos, de forma não julgadora, e expresso a validação do que ele ou ela está colocando. Então a abordagem vai trazer para o cotidiano das pessoas esses três pilares: viver com consciência, coragem e amor, ou seja, estando atento ao que acontece no relacionamento, tendo coragem de expressar aquilo que sente e ter amor suficiente para validar aquilo que o outro está expressando nessa relação ”, explica Fabiana Ramos.

Ela destaca que essas habilidades precisam ser aprendidas e desenvolvidas, o que será tratado nos dois encontros virtuais que serão realizados com o conjunto dos casais inscritos: “Associada à intervenção, vamos fazer a pesquisa, coletando dados antes e depois dos encontros para avaliar o quanto o casal está vinculado e consegue se comunicar bem. Então queremos ver se a intervenção ajudou no relacionamento desse casal”.

Pesquisa nos EUA

A pesquisa realizada aqui também foi aplicada nos Estados Unidos, com a participação da professora Fabiana Ramos, que está em pós-doutorado na Universidade de Washington. “No contexto da pandemia, tivemos uma mudança no direcionamento dos estudos para que focassem no que estamos vivendo. A minha orientadora propôs essa pesquisa que estou replicando no Brasil”, informou. Ela conta que os resultados alcançados no trabalho já concluído no Estados Unidos apontam que, após a intervenção, houve aumento da intimidade, com melhorias em outras dimensões do relacionamento dos casais.

Além de Fabiana Ramos, a equipe no Brasil inclui o professor do Departamento de Psicologia da Ufes Elizeu Borloti, uma professora de Londrina e outras quatro psicólogas colaboradoras. A pesquisa foi aprovada pelo Conselho de Ética da Ufes e incluída entre os projetos sobre enfrentamento à COVID-19 financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Texto: Sueli de Freitas

Publicado em 25 de Maio de 2020.