Ufes doa antissépticos a base de álcool 70%. Interessados devem preencher formulário

Pessoas fabricando álcool gel em laboratório da Ufes

Atuando no combate ao coronavírus, a Ufes, por meio do Projeto de Extensão Antissépticos, está distribuindo os antissépticos a base de álcool 70%, gel e glicerinado, produzidos nos laboratórios dos departamentos de Ciências Farmacêuticas, Ciências Fisiológicas e Morfologia da Universidade (foto). O produto é um dos mais recomendados pelas autoridades sanitárias para a prevenção da COVID-19 por sua eficácia na higienização das mãos, ajudando, assim, na eliminação do microrganismo responsável pela propagação da doença.

A doação é gratuita e destinada às instituições públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e a empresas públicas com sede no Estado do Espírito Santo que atendam a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As empresas interessadas em receber os antissépticos deverão preencher um formulário e encaminhá-lo para o e-mail antissepticosufes [at] gmail.com (clique nos links para acessar o formulário e o termo de doação). Os requerimentos serão avaliados pela Comissão de Processamentos das Doações.

“Este projeto foi pensado com o objetivo de atender uma demanda urgente de alguns setores da sociedade na aquisição de antissépticos a base de álcool, gel e glicerinado, para prevenir a proliferação do coronavírus. Além disso, os preços desses produtos estão elevados, o que dificulta a aquisição por parte das pessoas de baixa renda”, explica o diretor de Gestão de Extensão e participante do projeto, professor Athelson Bittencourt.

Além de atender à população do estado, os antissépticos também são distribuídos ao Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes), ao Instituto de Odontologia da Ufes (Ioufes) e à comunidade universitária.

A equipe responsável pela produção é formada por professores, pesquisadores, técnicos e estudantes de diversos departamentos da Universidade e coordenada pelo professor do Departamento de Ciências Fisiológicas Alexandre Santos, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Texto: Jorge Medina
Imagem: Projeto de Extensão Antissépticos

Publicado em 19 de Junho de 2020.