Ufes doa mais de 16 toneladas de alimentos desde o início da pandemia

Desde a suspensão das atividades presenciais, os restaurantes universitários da Ufes vêm destinando produtos para doação a entidades públicas e assistenciais. No total, mais de 16 toneladas de alimentos foram entregues para serem distribuídas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Na última entrega, realizada neste mês, foram distribuídos 4.714 quilos de gêneros alimentícios, além de 361 litros de óleo para a produção de sabão, 50 quilos de sanitizantes, 169 litros de produtos de limpeza e 50 unidades de sabão em barra. Somente em setembro, 17 entidades em 12 cidades capixabas foram beneficiadas.

primeira entrega ocorreu no início de abril, quando foram distribuídas mais de cinco toneladas de alimentos. A Universidade realiza o monitoramento periódico dos estoques dos restaurantes para operacionalizar doações.

As ações, coordenadas pela Direção de Gestão dos Restaurantes, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), abrangem todos os estoques que abastecem os restaurantes universitários da Ufes em Vitória (Goiabeiras e Maruípe), Alegre, São Mateus e Jerônimo Monteiro.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, a doação de alimentos dialoga com o esforço que a Universidade tem feito para mitigar os impactos que a pandemia vem causando, especialmente em relação a grupos que apresentam maior vulnerabilidade socioeconômica. “Esta ação se insere em um conjunto amplo de iniciativas da Universidade em vários campos – humanitário, solidário, científico e tecnológico –, sendo mais um meio de colaboração da instituição com a sociedade capixaba”, ressalta.

Na foto, o registro de uma das doações, realizada em maio para a Associação Vila Feliz Antônio Sérgio de Tassis.

Conheça as principais doações:

- 16.578 quilos de alimentos

- 334 litros de leite

- 210 dúzias de ovos

- 361 litros de óleo para produção de sabão

- 169 litros de produtos sanitizantes

- 50 unidades de sabão em barra

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Equipe da Associação Vila Feliz Antônio Sérgio de Tassis

Publicado em 30 de setembro de 2020.