Ufes e PMV orientam idosos sobre segunda dose da vacina contra covid

O projeto de extensão da Ufes Monitoramento e Orientação Vacinal para Pessoas Idosas durante a Pandemia firmou parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) para contatar os idosos da capital que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid. A lista com 1.700 nomes chegou à Ufes nesta semana, e os últimos ajustes na equipe da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi-Ufes), que participa do projeto, estão sendo feitos para começar as ligações telefônicas até o início do mês de novembro.

“Nosso contato é para orientar os idosos e esclarecer dúvidas sobre a eficácia da vacina, desfazendo algumas impressões erradas decorrentes de informações falsas que têm circulado na sociedade”, afirma a assistente social da Ufes Monique Cordeiro, que coordena o projeto de extensão ao lado das professoras do Departamento de Enfermagem Karla Batista e Fabiana Gonring.

Segundo Monique Cordeiro, o projeto já tem um resultado positivo alcançado com os idosos da Unapi-Ufes. A maioria dos participantes da Universidade Aberta, que tem cerca de 200 idosos, tomou a segunda dose contra a covid-19, alguns após o contato da equipe. As principais dúvidas que surgiram entre essas pessoas foram referentes a efeitos colaterais das vacinas, se havia risco de trombose e se existe contraindicação no caso de uso de alguma medicação.

Texto: Sueli de Freitas

Publicado em 7 de outubro de 2021.