Ufes garante diplomação de graduandos e pós-graduandos durante a pandemia

Quando elas iniciaram seus cursos, não imaginavam que a conclusão se daria num momento tão conturbado, em meio a uma pandemia que pegou todo o mundo de surpresa. Carolina Pinto, geógrafa, e Radigya Correia, doutora em Química, são duas dos milhares de estudantes que tiveram que se adaptar a uma vida acadêmica diferente, em meio a medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus. Ambas acabam de concluir mais uma etapa dos estudos: Carolina (foto) recebeu, em junho, o diploma de graduação do curso de Geografia da Ufes, e Radigya conquistou o título de doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI).

O diploma de Carolina Pinto é um dos 2.941 registrados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Ufes) desde 17 de março de 2020, quando as atividades na Ufes foram suspensas devido à pandemia da covid-19, até a última quarta-feira, 7.

Na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), foram emitidos 151 diplomas de doutorado e 642 de mestrado entre 1º de março de 2020 e 30 de junho deste ano. Há ainda os alunos que já defenderam tese ou dissertação e estão na fase de correção dos trabalhos, e aqueles que concluíram tudo e ainda não fizeram a solicitação do diploma.

Frustração

Em geral, a palavra diploma está associada a celebração. Mas para quem se formou durante a pandemia, as comemorações estão sendo comedidas. Carolina Pinto conta que a sua turma tinha planos de festejar a formatura: “Foi frustrante, parece que não fecha o ciclo”. Ela foi pegar o diploma acompanhada do namorado e aproveitando o horário de almoço. “Assinei, fiz algumas fotos e voltei para o trabalho”, conta.

Sobre o último ano na Universidade, ela afirma: “Eu estava fazendo disciplinas e o trabalho de conclusão de curso quando começou a pandemia. A conectividade foi uma das barreiras por que passamos. Mas as disciplinas em aulas síncronas e assíncronas foram muito bem administradas pelo Departamento de Geografia”.

Protocolos

“Foi uma tarefa árdua, principalmente psicologicamente. A finalização do doutorado já é difícil por si só, numa situação de pandemia foi pior. Muitas incertezas em relação a tudo”, resume Radigya Correia.

Ela conta que já havia concluído as disciplinas, mas ainda havia pendências no laboratório para conclusão das pesquisas. “Logo após a construção dos protocolos de uso dos laboratórios, eu finalizei o que restava”. A doutora em Química fez sua defesa de forma on-line e afirma: “As comemorações internas ainda não foram possíveis”.

Atendimento

Nesse período em que a maioria das atividades permanecem sendo realizadas de forma remota, a Prograd concentrou em dois dias a entrega dos diplomas: sempre às segundas e quartas-feiras, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Mais informações sobre a retirada do documento estão disponíveis em https://prograd.ufes.br/solicitacao.

Já na PRPPG, o atendimento presencial para entrega de diplomas está sendo realizado às quintas-feiras (exceto feriados), das 13 às 17 horas. Mais informações em https://prppg.ufes.br/diplomas-prontos.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Arquivo pessoal

Publicado em 8 de julho de 2021.