Ufes oferece acolhimento psicológico on-line a estudantes assistidos

Com a suspensão das atividades presenciais na Ufes, a equipe de psicólogos da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) elaborou uma proposta que reorganizou os atendimentos psicológicos aos estudantes. Assim, estão sendo oferecidos acolhimentos para alunos que estiverem sofrendo com alguma situação de estresse, ansiedade ou outras dificuldades para enfrentar o período de distanciamento social.

Os atendimentos são individuais e consistem em acolhimentos breves, em sessões on-line que duram de 40 a 50 minutos, nas quais os estudantes têm a oportunidade de realizar escutas com psicólogos e discutir as situações que estão vivenciando.

As inscrições são feitas semanalmente, por meio de link enviado pelo portal da assistência social para os alunos que já são cadastrados no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes). Nesta primeira semana, foram abertas 30 vagas, e cada participante pode ter até dois atendimentos, que serão realizados seguindo a ordem de inscrição.

Conforme o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, a prioridade dada aos estudantes assistidos, neste momento, deve-se ao fato de estarem mais sujeitos a vulnerabilidades socioeconômicas que dificultam seu acesso a redes de proteção ou assistência psicológica.

“Acreditamos que esse projeto vai contribuir fortemente tanto para a permanência dos estudantes quanto para a melhoria da qualidade de vida no período de distanciamento social”, afirma o pró-reitor.

O trabalho é realizado por psicólogos da Proaeci, da Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social de Alegre (Sasas) e da Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social de São Mateus (Casas).

Texto: Vinícius Fontana

Publicado em 8 de Abril de 2020