Ufes realiza debate sobre o desafio do ensino superior em tempos de pandemia

A Administração Central da Ufes realiza no dia 17 de junho, das 9h30 às 12 horas, uma mesa de debates sobre o tema O desafio do ensino superior em tempos de pandemia. O evento, realizado de forma virtual, é aberto e será transmitido por meio do link https://url.gratis/xmoRk .

A abertura será realizada pelo reitor Paulo Vargas. Na sequência, o professor do Departamento de Filosofia Maurício Abdala falará sobre Utopias e distopias em tempos de pandemia: a questão da educação superior. A pró-reitora de Graduação e professora do Centro de Educação, Cláudia Gontijo, também fará uma exposição sobre Como a Ufes se prepara a curto e médio prazo para cumprir o seu papel social diante da crise sanitária.

A mediação da mesa será feita pelo diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e presidente do Grupo de Trabalho que coordena o Plano de Contingência Ufes, Rogério Faleiros.

A mesa de debates promovida pela Ufes é parte da programação do 1º Congresso da Andifes, que será realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nos dias 17 e 18 de junho. Também realizado de modo virtual, o evento terá como tema “Realidade e futuro da universidade federal”.

Impactos da pandemia

O objetivo do congresso é apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus. “O Congresso é uma forma de consolidar reflexões e melhorar a qualidade dos desacordos e dos consensos, prezando a palavra e as formas legítimas de argumentação, defendendo a democracia e a universidade pública”, afirma o presidente da Andifes, João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia.

Após a manhã com programações locais em cada universidade, o evento segue na tarde do dia 17 com a participação dos colégios e fóruns da associação, que realizarão debates transversais centrados em cada uma das dimensões de atuação da Andifes, como extensão, pesquisa, planejamento, gestão, tecnologias da informação, comunicação, assistência estudantil, entre outros.

Na manhã do dia 18, será apresentada ao pleno da Andifes uma síntese das apresentações e reuniões do dia anterior, com a presença de reitores, pró-reitores e convidados, de modo a considerar a complexidade do momento em face da diversidade de realidades e propostas das universidades.

O Congresso se encerrará com uma conferência do filósofo e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano sobre as relações humanas e políticas no Brasil, hoje e no futuro, após a pandemia.

A programação completa do 1º Congresso da Andifes está disponível no site http://www.congresso.andifes.org.br/ .

Texto: Thereza Marinho, com informações da Assessoria de Comunicação da Andifes

Publicado em 12 de Junho de 2020.