Ufes recebe doação de computadores da ArcelorMittal para projeto de inclusão digital

A Ufes recebeu da ArcelorMittal, por meio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), a doação de cem notebooks e cem CPUs para repasse aos estudantes contemplados com o Auxílio Inclusão e Acessibilidade Digital Emergencial. A doação integra o projeto Solidariedade Digital, lançado em agosto deste ano, que visa atender à demanda de apoio aos alunos para acesso às aulas remotas neste momento de pandemia do novo coronavírus.

“Estamos conseguindo sensibilizar a comunidade externa para essa ação complementar de inclusão digital dos nossos alunos”, afirma o pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Rodrigues Neto (na foto, de camisa azul, ao lado de representantes da empresa). Segundo ele, o projeto de extensão, que surgiu por conta da demanda gerada pela pandemia, se tornará permanente. “A cada semestre, a Ufes recebe estudantes com essa necessidade de apoio. Daí resolvemos tornar permanente esse projeto”, explica.

De acordo com o pró-reitor, a Universidade abrirá, em fevereiro do próximo ano, a terceira chamada de cadastros para o Auxílio Inclusão e Acessibilidade Digital Emergencial, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), para os estudantes do primeiro semestre de 2021 ainda não contemplados. A entrega das máquinas deverá acontecer até março de 2021.

Além dos computadores doados pela ArcelorMittal, a Ufes também recebeu doações de pessoas físicas e tem cerca de 60 máquinas da própria Universidade que estão em processo de ajustes para serem repassadas aos alunos. O que for patrimônio da Ufes será oferecido aos estudantes em forma de comodato.

Primeira linha

Os equipamentos doados pela ArcelorMittal estão, neste momento, no Laboratório de Adequação de Equipamentos de Tecnologia da Informação, no Centro Tecnológico. Segundo o professor André Ferreira, do Departamento de Engenharia Elétrica, os computadores estão em bom estado, boa configuração e a maioria com sistema operacional livre já instalado. “Estamos fazendo a revisão das máquinas, mas temos até computadores de primeira linha”, afirma. No caso dos cem CPUs, a Ufes providenciará os monitores, cabos e teclados para completar a montagem dos computadores.

Além de Ferreira, o professor Rodrigo Laiola, do Departamento de Informática, também atua no laboratório, ao lado de estudantes da Equipe de Robótica da Ufes (Erus) e dos Programas de Educação Tutorial (PETs) dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica da Ufes.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: ArcelorMittal

Publicado em 16 de novembro de 2020.