Uso de máscaras será flexibilizado na Ufes a partir de segunda-feira, 5

O uso de máscaras de proteção será flexibilizado na Ufes, mesmo em locais fechados. A medida, aprovada pelo Conselho Universitário nesta sexta-feira, 2, por meio da Resolução 22/2022, entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 5 de setembro.

Segundo o documento, que altera o artigo 2º da Resolução 4/2022, o uso de máscaras permanece obrigatório nos ambientes de assistência à saúde, conforme previsto na Portaria nº 60-R/2022 da Secretaria de Estado da Saúde; para pessoas com sintomas de resfriado comum ou síndrome gripal, até que seja realizado o teste para covid-19; e estudantes, docentes e servidores técnicos que atuam em unidades sanitárias, como locais de estágios, unidades hospitalares, unidades de saúde e ambulatoriais.

A  Resolução 22/2022 orienta ainda que cada unidade organizacional deverá manter uma comissão de biossegurança própria, a qual acompanhará o retorno das atividades presenciais, observando o cumprimento das orientações do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes). As unidades que ainda não constituíram sua comissão deverão compô-las com, no mínimo, três pessoas.

Indicadores

A flexibilização foi recomendada pelo COE à gestão da Universidade com base na manutenção de queda dos indicadores epidemiológicos da doença no Espírito Santo e em nível nacional, e nas informações do segundo relatório com dados de ocorrência da covid-19 na Ufes, que aponta um decréscimo de cerca de 50% no número de testes positivos registrados no mês julho, em comparação ao mês de junho.

Outro fator que contribuiu para a recomendação do COE foi a cobertura vacinal registrada na comunidade acadêmica da Ufes, que é de 98%. “Podemos constatar mais uma vez que a vacina contribuiu para que não se registrassem situações de agravamento no estado de saúde ou óbitos de servidores e discentes. Desde o período de retorno presencial das atividades da Ufes, não há notificação de óbitos por covid-19 na comunidade Ufes”, diz o relatório.

Como forma de continuar observando o número de casos de covid na Universidade, o COE também recomendou à gestão a manutenção e o acompanhamento do painel de monitoramento na Ufes através da ferramenta MonitoraUfes; a manutenção dos postos de testagem nos campi em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde; a manutenção das orientações de precaução, como a higienização das mãos; e o estímulo à vacinação contra a covid-19 de acordo com as orientações das autoridades sanitárias.

O Conselho Universitário definiu ainda que a medida de flexibilização no uso de máscaras pode ser revisada a qualquer tempo, tendo em vista alterações nos indicadores epidemiológicos da covid-19 nos âmbitos internacional, nacional e estadual.

A Resolução 22/2022 estará disponível para consulta no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores.

Matéria atualizada em 05/09/22, às 11h47.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes