#vocepodeajudar: veja dicas sobre tipos de máscara facial e uso da voz em tempos de pandemia

A campanha de conscientização #vocêpodeajudar tem contribuído para levar informação num momento em que a pandemia do coronavírus avança no Espírito Santo.

Após falar sobre o cenário atual e como proceder ao sentir os primeiros sintomas, novos vídeos gravados explicam orientações sobre o uso de máscara e a comunicação oral.

A infectologista Poliana Guerra, por exemplo, que atua na Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Ufes, mostra a máscara de tecido, a cirúrgica e a do tipo N95, e explica como fazer o teste de vedação desses produtos, assim como é possível conjugar o uso de diferentes máscaras para aumentar o nível de proteção.

Já a professora do Departamento de Fonoaudiologia da Ufes Carolina Anhoque explica como é possível se comunicar melhor mesmo com a barreira física imposta pelo uso da máscara. Em outro vídeo, também dá dicas para os professores prepararem a voz e o ambiente para aulas on-line.

O material foi gravado pela TV Ufes, com membros do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes). Na lista, há também vídeos sobre a atuação do COE e o trabalho de formação dos estudantes que atuam no Hucam durante a pandemia.

Os conteúdos (clique nos links abaixo para assistir) estão sendo veiculados nas redes sociais da Ufes e também estão disponíveis na playslist #vocepodeajudar, no canal da TV Ufes no YouTube.

Confira:

Use máscara da forma correta

Como se comunicar melhor usando máscara

Dica de voz para os professores

Comitê da Ufes trabalha na orientação sobre a covid-19

Trabalho de formação dos estudantes da saúde durante a pandemia

Texto: Camila Fregona

Publicado em 21 de abril de 2021.