Webinar aborda nesta sexta, 25, o impacto da pandemia de covid em universitários

O Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (Ledhum) promove nesta sexta-feira, 25, um webinar sobre Sentimentos e vivências de estudantes universitários brasileiros e pandemia de covid-19. O tema será abordado por Andreia Osti, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp - Rio Claro), e por Cláudia Pedroza, professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Ufes, cujos estudos buscam contribuir para reflexões sobre essa temática e fundamentar políticas de atenção aos estudantes no ensino superior.

Com início às 14 horas, o seminário on-line será transmitido ao vivo pelo canal do laboratório no YouTube e é aberto para todos os interessados, não sendo necessário fazer inscrição prévia.

“O objetivo dessas lives é contribuir com a discussão e a popularização de achados científicos no campo do desenvolvimento humano para o público em geral. Nesse webinar, pretendemos abordar as consequências da pandemia de covid-19 em diversas áreas do desenvolvimento humano, inclusive no que se refere aos processos envolvidos com a educação, em todos os seus níveis”, detalha a professora Cláudia Pedroza.

Pesquisa e intervenção

O Ledhum-Ufes tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Atualmente, por meio do laboratório, são realizados trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de projetos de extensão e estágio curricular supervisionado.

Dentre as temáticas estudadas, estão: avaliação e intervenção com jogos de regras, jogos eletrônicos e contos de fadas em situações de desenvolvimento típico e atípico; construção de novos instrumentos e procedimentos de avaliação e intervenção; e investigações sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano. O Laboratório é coordenado pela professora Cláudia Rossetti, em colaboração com as professoras Cláudia Pedroza e Gabriella Moura, todas do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Ufes.

Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)

Publicado em 23/11/2022