'Gestão escolar e democracia' é tema de palestra nesta terça-feira, 30

O Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes), promove nesta terça-feira, 30, a partir das 10 horas, a palestra “Gestão escolar e democracia”, a ser ministrada pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae), Vitor Henrique Paro.
O evento é dirigido a profissionais da educação e para o público em geral, especialmente estudantes e seus responsáveis. A transmissão será realizada pelo canal do Lagebes Ufes no Youtube e pela página do Lagebes no Facebook
A palestra terá duração de duas horas e abordará o princípio constitucional de organização do ensino público a partir da gestão democrática. "A compreensão por parte de toda a comunidade escolar e da sociedade em geral sobre o significado e a importância desse princípio abre possibilidades para o engajamento com o ensino público, de modo a assegurar acesso, permanência e qualidade socialmente referenciada", explica a professora Gilda Cardoso, coordenadora do Laboratório.
Segundo os organizadores do evento, o professor Vitor Paro é um dos mais reconhecidos pesquisadores na área de Educação, especialmente na área de políticas educacionais e administração de unidades educativas. Destacam-se entre suas obras: Administração escolar: introdução crítica, Gestão democrática da escola pública, Educação como exercício do poder e Crítica da estrutura da escola.
Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho
Publicado em 29 de Junho de 2020.