Boletim Covid/Ufes: mesmo os já vacinados devem manter medidas de prevenção
Em novo boletim publicado nesta quarta-feira, 1º, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) reforçou que, apesar do avanço da vacinação contra a covid-19, que já abrange a população na faixa etária de maiores de 18 anos, continua sendo indispensável a manutenção das medidas de prevenção, como usar a máscara, observar o distanciamento social e evitar aglomerações, mesmo para aqueles que já foram vacinados.
Além disso, o COE-Ufes reafirma a importância de que todos procurem se vacinar quando possível e de forma completa (com duas doses ou em dose única, conforme orientação do fabricante da vacina e das autoridades de saúde).
O boletim traz a análise da evolução do número de casos de covid no Espírito Santo entre os dias 18 e 31 de agosto de 2021 (semanas epidemiológicas 33 e 34/2021). Os dados epidemiológicos do período apontam para uma situação de estabilidade, com tendência de redução geral do número de casos confirmados de covid-19 e do número de óbitos em decorrência da doença.
Em sua recomendação, o COE afirma que os dados epidemiológicos presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado demonstram um quadro promissor de controle da pandemia, incluindo os locais onde a Ufes atua, o que permite recomendar à gestão o avanço para a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes.
O documento também orienta os centros de ensino a elaborarem seus planos para retorno seguro e gradual das atividades presenciais, conforme as especificidades de cada unidade e as recomendações contidas no Plano de Biossegurança da Ufes.
O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente, em atendimento às resoluções nº 56/2020 e nº 20/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. A íntegra do documento também está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.
Publicada em 2 de setembro de 2021.