Mais 12 estudantes de Medicina colam grau para atuar no combate à pandemia

Mais 12 estudantes finalistas do curso de Medicina da Ufes colaram grau antecipadamente na tarde desta quinta-feira, 30. Eles se somaram a outros 23 alunos que colaram grau nesta quarta, 29, para atuar em ações de combate à pandemia do novo coronavírus.

O grupo, formado por estudantes selecionados para atuar em um hospital de campanha do Rio de Janeiro, demonstrou disposição para os desafios que vão enfrentar.

“Está sendo bem diferente do que qualquer um de nós poderia imaginar, mas mesmo que a gente esteja numa situação tão complexa e tão triste, é muito bom saber que podemos ser úteis para a sociedade neste momento para cumprir com o papel que a gente se dispôs a cumprir assim que a gente decidiu por esta profissão tão bonita e nobre que é a Medicina”, afirmou Jordan Andrade, que colou grau juntamente com seu irmão gêmeo, Jorlan (ambos na foto).

O estudante também comentou sobre os sentimentos das famílias neste momento: “A família está muito feliz, mas muitos também estão apreensivos ao ver que vamos ter que atuar na linha de frente. Mas estamos confiantes de que a gente pode ajudar de alguma forma e, se Deus quiser, nada de mal vai acontecer com a gente”.

A aluna Lorena Cerutti valorizou a experiência que o trabalho trará: “Será uma experiência enriquecedora. Apesar do receio pela própria saúde, acredito que será uma experiência que todos estão dispostos a enfrentar para tentar ajudar neste momento”.

Autorização

A antecipação da colação de grau para estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, enquanto durar a situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, foi autorizada pela Portaria nº 383, publicada pelo Ministério da Educação em 13 de abril de 2020.

O reitor Paulo Vargas destacou a importância social da decisão de possibilitar a antecipação da formatura para estudantes da área de saúde. “A portaria não obriga, ela possibilita que as universidades façam a antecipação. A Ufes resolveu que era importante seguir nessa direção, condicionando para que, de fato, os estudantes pudessem se envolver na frente de combate à COVID-19, que é uma forma importante de contribuir com a sociedade. Esperamos que os alunos finalistas de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia também possam ter essa oportunidade e integrar as equipes de saúde no combate à pandemia”, disse.

Para terem direito à antecipação, os estudantes da Ufes cumpriram os requisitos de terem completado 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado e apresentado documento que comprove a contratação para trabalho em ações de combate à COVID-19.

Texto e foto: Thereza Marinho

Publicado em 30 de Abril de 2020.