Mais de 28 mil protetores faciais são entregues a hospitais e órgãos públicos

A iniciativa de professores do Centro Tecnológico e do Centro de Ciências Exatas da Ufes, que buscaram apoio na iniciativa privada para produção de protetores faciais para uso durante a pandemia do coronavírus, já rendeu resultados positivos. Um total de 20.597 peças foram enviadas à Secretaria de Estado da Saúde para distribuição aos hospitais e prefeituras. Outras 8.170 foram encaminhadas para hospitais filantrópicos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Santa Casa, Hospital da Polícia Militar (HPM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Justiça e Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam-Ufes).

Segundo a professora de Engenharia Elétrica Marcia Paiva, que coordena a etapa final do trabalho de produção dos protetores, a meta de produzir 150 mil peças deve ser alcançada em dois meses. “Estamos com uma média de 30 a 35 voluntários por dia trabalhando no acabamento fino das peças produzidas na indústria, triagem das folhas de PETG que chegam da gráfica e organização das caixas, que são entregues com manuais de higienização e de montagem. Quando o grupo se mantém, o rendimento da equipe é maior. Então, sendo bem realista, em dois meses a gente consegue fazer as 150 mil peças solicitadas pela Secretaria de Saúde”, afirmou. Essa etapa do trabalho está acontecendo no Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Estado (Cpid), em Cariacica.

A professora Marcia, que nunca havia executado esse trabalho, conta que está sendo gratificante ver a dedicação dos voluntários que, diariamente, vão ao Cpid. “Em nenhum dia faltou voluntário”, afirma. Por outro lado, ela diz que é um desafio fazer a gestão de uma equipe heterogênea, com a preocupação de tomar os cuidados para manter a segurança. “Todos usam máscara, mantemos a distância necessária e os horários no refeitório são alternados. Então é uma experiência de gestão e um aprendizado diário. O importante é que ninguém trabalhe em risco”.

Manutenção

Em outra frente de apoio da Ufes à área de Saúde do estado neste momento de pandemia, a equipe que está fazendo a manutenção de equipamentos hospitalares num laboratório instalado no Centro Tecnológico, no campus de Goiabeiras – contando também com a parceria de instituições públicas e empresas privadas – já entregou 31 peças recuperadas até o dia 30 de abril. Foram 12 ventiladores e 19 monitores utilizados em caso de pacientes com insuficiência respiratória. Mais dois ventiladores estão prontos para entrega.

Outros 19 equipamentos estão em processo de triagem, oito em manutenção, seis aguardando a chegada de peças, 14 em etapa de calibração e cinco em processo de higienização para entrega. Em sete casos, a avaliação é de que não há conserto para os equipamentos.

Planilha

Para acompanhamento público, foi montada uma planilha que apresenta o total de equipamentos recebidos e o status de cada um deles, classificados também por tipo. Também é possível conferir, em gráficos, a situação de cada equipamento que está em manutenção, os tipos de máquinas e os percentuais de equipamentos consertados em relação ao total, por tipo - ventiladores e monitores.

Todos esses dados serão atualizados em tempo real e estarão disponíveis no site http://coronavirus.ufes.br/ , na aba Dados. Além das informações sobre o conserto de equipamentos, lá estarão disponíveis informações sobre monitoramento e projeções da COVID-19 no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, realizados por professores do Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde (CCENS) da Ufes, sediado no campus de Alegre.

Também no link http://coronavirus.ufes.br/dados é possível encontrar os dados oficiais sobre a situação da doença fornecidos pelo Governo do Estado no Painel Covid-19 no Espírito Santo, que registra informações como o número de notificações, casos confirmados, casos em investigação, pacientes curados, óbitos e casos testados pelo exame RT-PCR. O Painel informa ainda a situação por municípios, por bairros e por região de saúde, faixa etária, sexo e comorbidades. A Ufes integra a rede colaborativa para o enfrentamento ao novo coronavírus no Estado.

Texto: Sueli de Freitas, com colaboração de Lidia Neves
Foto: Equipe de manutenção

Publicado em 4 de Maio de 2020.