Notícias

TV Ufes lança série de vídeos da campanha de conscientização contra a covid #vocepodeajudar

Nos meses de março e abril, o Espírito Santo tem enfrentado novos desafios no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Aumento na taxa de contaminação, recordes no número de mortes, carência de suprimentos hospitalares e exaustão dos profissionais de saúde são algumas realidades desse período.

Secretaria de Cultura oferece opções de entretenimento on-line durante isolamento social

O crescente aumento de casos de covid-19 entre os capixabas faz com que as medidas de isolamento social sejam cada vez mais reforçadas no Espírito Santo. Pensando em oferecer lazer e entretenimento seguros à sociedade neste momento, a Secretaria de Cultura (Secult) da Ufes disponibiliza diversas opções restritas ao ambiente virtual, como espetáculos teatrais e musicais, lives, exposições artísticas e mostras de filmes. São atrações para todos os gostos e idades, disponíveis de forma on-line para serem vistas gratuitamente quando, onde e por quantas vezes o público quiser.

Dos cuidados básicos a dicas de nutrição e saúde: cartilhas orientam como atravessar a pandemia

Professores e pesquisadores da Ufes desenvolveram, neste último ano, diversas cartilhas para ajudar na prevenção e no combate ao coronavírus. Elas estão reunidas na página https://coronavirus.ufes.br/cartilhas e tratam de aspectos diversos, como saúde, educação, alimentação, qualidade de vida, inclusão de pessoas com deficiência e questões sociais.

Pesquisa mostra impactos da pandemia para os microempreendedores das favelas

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Ufes, em parceria com o Instituto Locomotiva, analisou a situação do microempreendedor da favela no contexto de pandemia no ano de 2020, em relação a aspectos econômicos, sociais e emocionais. Intitulado Empreendedorismo nas favelas brasileiras, o estudo mostrou que os negócios estavam em crescimento até o início das medidas de isolamento social e tiveram queda para 83% dos participantes, além de identificar uma piora da saúde mental daqueles empresários.

Dia Mundial da Saúde: projetos da Universidade ajudam a fortalecer a saúde mental

Nos últimos meses, aprendemos que uma das formas de lutar contra os efeitos da pandemia de covid-19 é fortalecer a saúde física e também a saúde mental. Desde as pessoas que estão confinadas em casa há meses, até os profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia, todos estão tendo que encarar momentos de fragilidade emocional.

A fim de auxiliar quem busca métodos e informações confiáveis sobre como cuidar da saúde mental durante a pandemia, a Ufes está ofertando diversos materiais que podem ajudar as pessoas a passarem por este momento difícil.

COE Ufes divulga novo boletim e alerta: cenário é grave e exige cuidados extremos

Neste mês de março, o Brasil ultrapassou a triste marca de mais de 300 mil mortos em decorrência da covid-19. O Espírito Santo contabilizou mais de 7 mil mortos e, nos últimos dias, registrou o recorde de mais de 80 mortes por dia. O avanço da doença pressiona o sistema de saúde, cuja ocupação dos leitos de UTI com pacientes contaminados pelo novo coronavírus ultrapassou 90%. O cenário é grave, preocupante e exige medidas de extremos cuidados por parte de toda a população e dos governantes.

Projeto vai ofertar aulas de ginástica laboral, alongamento e relaxamento. Inscrições abertas

Com o objetivo de auxiliar estudantes da Ufes a cuidar melhor de seu corpo durante o período de atividades remotas imposto pela pandemia de covid-19, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) lançou o projeto CorpoConsciente. As inscrições estão abertas e seguem até 4 de abril. O edital está disponível aqui.

Administração Central da Ufes define novas diretrizes para reorganização temporária de atividades

Diante do novo decreto do Governo do Estado do Espírito Santo, que ampliou as medidas de restrição à circulação das pessoas, no período de 26 de março a 4 de abril, e comprometida com todas as ações para o enfrentamento da pandemia de covid-19, a Administração Central da Ufes comunica que atualizou a reorganização temporária de suas atividades durante o período de vigência do Decreto Estadual n° 04848/2021, publicado nesta sexta-feira, 26, com as diretrizes listadas abaixo.

Estudantes e professores da Ufes participam da mobilização para acelerar a vacinação no ES

Com a ampliação do número de postos de vacinação e a chegada 84 mil novas doses de vacinas ao Espírito Santo no dia 20 de março, a Ufes, a convite da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), juntou-se aos esforços para acelerar a imunização contra a covid-19 nesta semana. Cerca de 60 estudantes e nove professores do curso de Enfermagem da Universidade se mobilizaram.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.