Notícias

Semana do Conhecimento: inovação, pandemia, cultura e inclusão marcam o segundo dia

O segundo dia da Semana do Conhecimento da Ufes foi marcado pela diversidade e riqueza dos debates nos eventos on-line que reuniram professores, gestores e estudantes da Universidade, além de convidados de outras instituições.

Enfrentamento à COVID, trabalho e meio ambiente foram debatidos na Semana do Conhecimento

Quem acompanhou a primeira tarde da Semana do Conhecimento da Ufes 2020 pôde conferir uma programação variada, que contou com a participação de conferencistas reconhecidos em nível nacional.

Ufes institui comissão para acompanhamento e avaliação do Earte

O reitor Paulo Vargas constituiu uma comissão especial para acompanhamento e avaliação dos processos de implementação e desenvolvimento do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte). A Comissão deverá apresentar um relatório de avaliação ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) ao final do primeiro semestre especial.

Laboratório de Psicologia lança cartilha para crianças sobre enfrentamento ao isolamento social

Não posso sair de casa! E agora? Esse é o título da cartilha produzida pelo Laboratório de Pesquisa em Psicologia Pediátrica (LAPEPP), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufes, voltada para crianças que precisam lidar com o isolamento social em tempos de pandemia. Elaborada a partir da tese de doutorado de Schwanny Vicente, orientada pelas professoras Kely de Paula e Fabiana Ramos, a publicação contou também com a participação das psicólogas Cláudia Roseiro e Camila Mancini.

Pesquisa "Inclusão escolar em tempos de pandemia" aponta para a importância do uso adequado de materiais

Os resultados da pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia (veja documento anexado abaixo), de abrangência nacional, foram apresentados nesta segunda-feira, 16. A proposta é oferecer subsídios para a definição de políticas públicas direcionadas à educação especial no contexto da pandemia do novo coronavírus, além de propor estratégias a serem desenvolvidas nas redes de educação básica.

Ufes recebe doação de computadores da ArcelorMittal para projeto de inclusão digital

A Ufes recebeu da ArcelorMittal, por meio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), a doação de cem notebooks e cem CPUs para repasse aos estudantes contemplados com o Auxílio Inclusão e Acessibilidade Digital Emergencial. A doação integra o projeto Solidariedade Digital, lançado em agosto deste ano, que visa atender à demanda de apoio aos alunos para acesso às aulas remotas neste momento de pandemia do novo coronavírus.

Cartilha orienta gestantes sobre os cuidados extras a serem adotados durante a pandemia

O Projeto de Extensão Fisio Mulher, do Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, editou a Cartilha de orientações para prevenção da COVID-19 na gestação (veja arquivo anexado abaixo).

Pesquisa constata desigualdade social como fator agravante de risco de morte na pandemia

Em artigo publicado na plataforma Scielo, sob o título Fatores associados ao óbito hospitalar por COVID-19 no Espírito Santo, pesquisadores da Ufes apontam maior mortalidade em idosos, com comorbidades e usuários de hospitais públicos. “A pesquisa analisou as 220 primeiras mortes no estado. O principal achado é que esses óbitos estão bem relacionados com a desigualdade social.

Lilia Schwarcz discute a pandemia de gripe espanhola em encontro regional de História

A historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz ministra, nesta terça-feira, 10, a conferência de abertura do XIII Encontro Regional da Associação Nacional de História (Anpuh/ES), que será realizado em formato virtual e abordará o tema Negacionismo, verdade e fazer histórico.

Galeria de Arte e Pesquisa inicia sua primeira exposição virtual

Com o tema Continuidades, começa nesta quinta-feira, 5, a primeira exposição on-line da Galeria de Arte e Pesquisa (GAP). Dezenove artistas (veja os nomes abaixo), entre estudantes de graduação e de pós-graduação do Centro de Artes da Ufes, vão expor seus trabalhos em fotografia, vídeo, desenho, pintura e escultura, que foram selecionados em edital de arte contemporânea publicado em agosto.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.